Quando se trata de animais de estimação, não podemos simplesmente colocar a ração e esperar que eles a comam. A alimentação dos nossos animais requer muito mais do que isso.
É necessário salientar que a alimentação dos animais reflete-se na sua saúde, longevidade, energia e bem-estar físico e mental. Para tal, a alimentação deverá ser compatível com as particularidades de cada animal – a sua idade, raça, estilo de vida e estado físico – seja cão ou gato. Cada animal tem as suas necessidades e é, por isso, muito importante que o animal ingira alimentos específicos e em conformidade com as suas características.
Diarreia, constipação, obesidade, cáries e úlceras são algumas das doenças que uma alimentação inadequada e, consequentemente, a falta de nutrientes podem causar. Por isso, antes de escolher a ração do seu animal, informe-se junto de um veterinário ou de um estabelecimento que disponha de assessoria nutricional (a aumiau dispõe deste serviço).
Desta forma poderá ser aconselhado com as melhores recomendações, dadas por um profissional, para que o seu animal fique bem nutrido e apto para uma vida ativa e saudável.
Clinicamente, os benefícios proporcionados por uma alimentação nutricionalmente equilibrada e saudável incluem: redução ou eliminação de alergias causados por ingredientes (nem sempre diagnosticadas); redução da inflamação das articulações e renais; tratos digestivos mais fortes e saudáveis; dentes mais limpos e saudáveis; diminuição das infeções das orelhas e da boca; fezes menores e mais firmes e um animal de estimação mais feliz, mais saudável. Portanto, uma dieta de qualidade é o elo que pode afetar positivamente a saúde, a energia e as perspetivas sobre a vida do animal de estimação, tanto a curto como a longo prazo. Siga o nosso conselho e alimente bem a saúde do seu amigo de quatro patas.